Smart Pos: Saiba o que é, e quais as vantagens para o seu negócio. - DigitalWeb
Máquinas de cartões

Smart Pos: Saiba o que é, e quais as vantagens para o seu negócio.

Conheça as Smart Pos, a evolução das maquininhas de cartão de crédito.

Você sabe o que é Smart Pos? Pense na evolução dos antigos celulares para os smartphones que conhecemos hoje. É a mesma coisa entre as antigas maquininhas de cartão para as que existem hoje no mercado.

A sigla POS vem do inglês Point of Sales, ou terminal de pagamento. E o termo Smartpos faz jus à capacidade multitarefa das máquinas de hoje em dia.

Com capacidade para executar aplicativos de qualquer área de negócio, os dispositivos oferecem muitas outras possibilidades para a gestão do negócio, além de receber pagamentos. Assim como os smartphones fazem muito mais do que ligações.

 

A EVOLUÇÃO DAS MAQUININHAS DE CARTÃO

MECÂNICAS

Quando surgiram, na década de 90, as maquininhas de cartão eram totalmente mecânicas. Elas serviam basicamente para tirar a imagem do cartão das 2 vias do recibo da compra.

O vendedor precisava telefonar para a empresa adquirente solicitando o código de autorização da transação para registrar e receber a compra. O processo era lento e dificultava a vida dos lojistas.

 

TARJA MAGNÉTICA

Com o surgimento dos cartões com tarjas magnéticas, os terminais de pagamento incorporaram um leitor magnético e comunicação dial-up.  

As transações passaram então a ser registradas online, via internet discada. Mas o sistema passou a ser cada vez mais suscetível a fraudes.

 

CHIP

Com a chegada dos cartões com chip, o sistema de pagamento ficou mais seguro. Além do leitor de chip e das mudanças internas para adaptação à tecnologia, com o tempo as maquininhas foram incorporando outras opções como Wi-Fi, SIM cards e Bluetooth.

 

SMART POS

Com a evolução para o Smart Pos, as maquininhas passaram a ser muito mais do que um terminal para receber pagamentos via cartão de crédito.

Elas podem agora executar um sistema completo de vendas, ler códigos de barras ou QR Codes, imprimir relatórios gerenciais, entre outras funções.

Com aplicações com Split de Transação, é possível dividir o pagamento de uma única transação entre vários lojistas.E o sistema operacional das Smart Pos não para de evoluir. Os principais fabricantes já apresentaram suas versões para Android, e investem agora nas estruturas de suas lojas de aplicativos.

 

INOVE VOCÊ TAMBÉM COM O DWPDV DA DIGITALWEB

O DWPDV é a solução inovadora e pioneira no Brasil em Marketplace Físico, desenvolvida pela DigitalWeb.

O caixa único é totalmente comandado por meio do aplicativo, que contempla: terminal de pedidos, controle de estoque, integração de cartão débito e crédito, emissão de nota fiscal, envio automático de informações para a contabilidade e indicadores gerenciais mobile. 

O aplicativo é fácil e intuitivo, e pode ser acessado mesmo sem internet ou energia. Todas as informações são armazenadas na nuvem e podem ser acessadas a qualquer momento.

 

Fontes:

https://ecommercenews.com.br/artigos/cases/maquininha-de-cartao-da-mecanica-ao-smart-pos/

https://lio.cielo.com.br/